Como criar uma campanha de marketing? Veja agora!

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Certamente, você deve conhecer, assim como já pode ter comprado algum produto com a Magalu, pedido um uber para chegar em algum lugar e até mesmo chamado um Ifood quando bateu aquela fome. Essas marcas se definiram dentro do mercado através de uma estratégia bem planejada e analisada, criando-se então uma campanha de marketing.

Com o passar dos últimos anos, as empresas viram a necessidade de evoluir e reforçar o seu posicionamento a fim de aumentar a visibilidade, necessitando de uma estratégia que envolva esses consumidores de forma resolutiva e com resultados positivos. É aí que entra o marketing.

E dentro desse artigo, você vai entender como é importante que uma marca tenha uma boa campanha de marketing para fazer sucesso dentro do mercado.

O que é uma campanha de marketing?

Uma campanha de marketing é a promoção que uma empresa faz a fim de alcançar um objetivo relacionado a venda de um produto ou serviço. As ações são sempre direcionadas a um público-alvo, onde a ideia é fazer com que esse consumidor se identifique e crie laços com a marca.

Quando falamos em vender um produto ou serviço, estamos nos referindo a uma ampla concorrência no mercado, e dentro do mercado, é uma competição entre milhões de marcas com mais de 5 bilhões de pessoas consumindo todos os dias.

A campanha de marketing é o que vai diferenciar a sua marca das outras, representando a sua identidade, suas forças, fraquezas que podem ser melhoradas e definir um norte a partir do seu público.

Qual a importância da campanha de marketing?

A campanha de marketing vai ser a peça-chave para que a sua marca converse com o seu consumidor. É a responsável por gerar motivação de compra e criar a abordagem necessária para que sua empresa seja reconhecida e se solidifique no mercado. Uma boa campanha de marketing é necessária porque:

Fortalece a sua marca

Uma campanha de marketing intensifica o posicionamento, solidifica a identidade e traz personalidade a uma marca, fazendo com que o consumidor se sinta representado pela representação. Assim como o propósito de exaltar um produto, é necessário que a marca gere um status de referência em seu segmento.

Lança um produto novo no mercado

Entrar com uma abordagem certa auxilia no momento de anunciar um novo serviço ou produto. Uma estratégia que faça sentido pode gerar um case, não apenas para o produto ou linha lançada, mas pode aumentar a busca pelo trabalho de uma marca, em contexto geral.

Estreita o relacionamento com o público

Através do direcionamento que uma campanha traz, é possível não apenas solidificar o seu público, mas atrair novos consumidores, com técnicas intuitivas e que gerem um impacto na vida das pessoas.

Passo a passo para criar uma campanha de marketing

O sucesso tido em uma campanha de marketing é resultado de uma boa estruturação, onde tenha definido o planejamento, execução e análise. Para isso, alguns parâmetros precisam ser analisados, como características estratégicas, técnicas de persuasão e direção que devem vir antes da produção. Então siga essas dicas antes de criar uma campanha:

  • Defina o budget utilizado na campanha para economizar no orçamento e nortear os lucros e gastos do projeto;
  • Mensure o tempo de duração da campanha, para que não gaste além do esperado e que desenvolva o resultado através do tempo de propagação;
  • Defina qual é o público que deseja atingir. É imprescindível para o direcionamento da campanha e para entender as formas de veiculação que gere o resultado esperado;
  • Tenha um objetivo claro, destrinchado e detalhado para que o propósito da campanha seja bem sucedido;
  • Analise se há os recursos básicos que sua produção possui para entender seus limites e chegar a um objetivo que seja acerca de sua realidade.

5 tipos de campanhas de marketing. Conheça:

Primeiramente, a definição da criação de marketing precisa entender o seu conceito e os três principais canais de campanha. Afinal, uma marca não vive apenas do digital e é necessário entender com qual público estamos conversando quando pensamos em sua necessidade.

Para isso, existem três tipos de modalidade de campanha:

  • Campanha On: são as campanhas que desempenham sua função nos canais digitais, como anúncios pagos no Google Ads, Facebook, Instagram, Twitter, entre outras redes sociais, ações de Inbound Marketing, entre outras formas de entreter o usuário no digital;
  • Campanha Off: Já nessa modalidade, são feitas campanhas voltadas a canais não-digitais que não estejam vinculados à internet. São por exemplo as propagandas de TV, rádio, Jornais, e outras mídias fora da internet;
  • Campanha 360º: Por mais que essa modalidade exige um valor efetivo de maior custo, costuma surtir mais efeitos no consumidor pela sua flexibilidade em usar diversos tipos de mídia de uma maneira integrada, visando leitura com mais acessibilidade.

Dentro dessas três modalidades, é feita a criação de uma campanha, que entre elas é possível escolher qual se identifica mais com o seu público. E são elas:

Campanha de marketing institucional

Uma campanha institucional não é focada em produtos ou serviços específicos, mas tem o objetivo de ser marcante, fortalecendo a sua lembrança por meio de elementos emocionais e datas comemorativas a fim de que a sua marca seja reconhecida e fidelizada.

Campanha de marketing comercial

Esse tipo de campanha geralmente é voltada para o varejo, por ter como objetivo vender um produto. É um modelo mais utilizado através da modalidade 360 graus, uma vez que são utilizados vários meios de comunicação para que o seu produto ou serviço seja fixado na mente do cliente. Esse tipo de campanha costuma trabalhar também com campanhas derivadas, como a de lançamento de produtos e promocional por região ou ciclos.

Campanha de marketing social

Diferente da institucional ou comercial, essa não possui como visão fins lucrativos ou financeiros. A intenção é impactar pessoas por meio de uma responsabilidade social e solidariedade com determinada ação governamental ou social, muito utilizadas por organizações governamentais ou não governamentais (ONGs).

Campanha de marketing interna

Muito utilizada pela Gestão de Recursos Humanos ou gerenciamento interno de empresas, essa campanha visa o engajamento dos colaboradores de uma empresa, realizando ações que motivem e aumentem a sua produção e treinamento para seu funcionamento.

Campanha de marketing para lançamentos

Assim como anteriormente dito na campanha de marketing comercial, esse modelo é o responsável pelo lançamento de um produto, serviço ou marca no mercado. É o modelo que utiliza de diversos recursos para deter o maior número de possíveis consumidores e envolvidos para impulsionar uma venda. Utiliza meios como Outdoors, rádio, TV, redes sociais e todos os veículos que impactam geralmente em sua primeira visibilidade.

Por que contratar uma agência para sua campanha de marketing?

Assim como é preciso um setor administrativo de confiança e profissional para manter uma empresa de pé, a sua visibilidade necessita ser assertiva e com quem entende do assunto. Uma agência de marketing é voltada diretamente para a comunicação, e ter uma equipe preparada para entender quem é o seu cliente, é primordial para que o seu negócio seja visto, valorizado e que tenha a sua ideia consumida com responsabilidade.

Um case de sucesso, ou simplesmente um produto que tem a sua qualidade valorizada pelo cliente além do boca a boca se faz com um planejamento objetivo e com métricas estudadas. Para isso, a agência terá uma equipe disponibilizada com profissionais especializados para desenvolver a campanha de marketing que você precisa. Conte com a Brivor.

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