Saiu na chuva, sabe que vai se molhar. Já ouviu esse ditado?
Pois é, empreender é literalmente isso. Encarar o risco, as probabilidades.
Contudo, ter um bom guarda-chuvas é essencial para minimizá-los.
A comunicação é esse dispositivo de proteção, que preserva a integridade da organização e assegura a tão preciosa percepção de valor criada ao longo dos anos.
Contudo, as crises podem ser inevitáveis. É impossível não enfrentar alguma intempérie na relação com o mercado, com o público ou com sua equipe.
Nessas horas é preciso seguir alguns passos importantes para minimizar o impacto da crise de imagem.
Um ponto importante de ser destacado, é que com o advento das redes sociais, as crises de imagem tornaram-se para todos. Desde pequenos comércios a grandes companhias.
Posso dizer que, ao longo dos últimos 5 anos, atuando como jornalista e consultor de comunicação empresarial, pude observar que a maioria das pequenas e médias companhias não sabem lidar com as crises de imagem e agem de forma instintiva.
Isso é um risco, afinal, comunicação é, acima de tudo, estratégia.
Por isso, seguem os 3 passos mais importantes na hora de gerenciar uma crise de imagem:
1. Reconheça
Reconhecer o erro, a culpa, é difícil. Não estamos prontos para assumir a responsabilidade da nossa negligência, ingerência ou incapacidade. Contudo é um processo necessário.
Isso evidencia capacidade de auto avaliação, honestidade e direciona a empresa para um processo de melhoria contínua.
2. Reavalie
Reavaliar a conduta que promoveu a crise é essencial. Nessa hora é importante o gestor assumir a sandálias da humildade, convocar o time especializado e analisar toda a situação meticulosamente.
Isso vai evidenciar as mudanças necessárias na companhia. É uma forma de crescer.
E quando isso acontecer…
3. Reabilite
Reabilitar sua marca de volta, mostrando o aprendizado, o amadurecimento de consciência, só reforçará o quanto a sua empresa está melhor para o consumidor.
O processo de reabilitação envolve ações estratégicas de reposicionamento e comunicação com o mercado.
MASSSSS, ANTES DE VOCÊ IR, saiba que…
Crises são previsíveis e preveníveis.
Se você tem um time de branding e comunicação, esteja disposto a ouvir os conselhos destes profissionais.
Estamos habilitados para prevenir crises e tratá-las na raiz, antes que elas provoquem danos à imagem da marca.
E, se você é gestor, CEO, founder, de uma marca, saiba que investir em prevenção sempre será infinitamente mais econômico que na reparação de danos (muitas vezes irreparáveis) à sua imagem corporativa.
(Texto original publicado no LinkedIn)