Fala meus amigos, tudo certo? Estava refletindo esses dias como a forma de relação com as marcas mudaram de umas décadas pra cá. Hoje as empresas que mais faturam estão investindo pesado em humanização de marca.
Mas afinal, o que é isso, por que estão fazendo e como implementar no seu negócio? Escrevi esse artigo para ajudá-lo a entender mais sobre o assunto.
Boa leitura!
O que você precisa saber antes de avançar?
Antes de avançar na sua leitura, permita-me fazer algumas considerações importantes.
Uma pesquisa realizada pela In Brands WeTrust, que entrevistou milhares de clientes de empresas de oito países, incluindo o Brasil, revelou que apenas 36% dos brasileiros consultados confiam nas intenções das marcas que consomem.
O foco da pesquisa era entender como os consumidores se posicionam diante das promessas de envolvimento social, e o cumprimento de fato dessas iniciativas, por parte das empresas.
Mesmo assim, o número evidencia um problema ainda presente no mercado nacional: os empreendimentos não reconhecem a necessidade de humanização de marcas.
Mas, como eu cheguei a essa conclusão? Simples: pessoas confiam em pessoas. Se 36% dos brasileiros não estão confiando nas marcas, é porque eles ainda não viram nelas a presença humana.
Na época dos meus pais e avós, quando os “amigos” eram pessoas que você verdadeiramente conhecia, as formas de engajamento eram bastante distintas do que vivemos hoje.
Empresas e clientes se encontravam apenas quando era preciso efetivar uma transação comercial. Caso contrário, ambos viviam distanciados e faziam suas próprias escolhas.
O que vemos a partir da evolução acelerada das tecnologias, é que essa forma de relacionamento direto e desconectado ficou lá no passado. Pelo menos para as marcas que desejam alcançar objetivos hoje e ter sucesso no futuro.
Agora os consumidores têm a oportunidade de estar em contato com as empresas 24 horas por dia, durante 365 dias no ano. Basta dar alguns cliques no Instagram para saber o que a sua marca favorita está fazendo ou deixando de fazer.
E é exatamente essa integração disruptiva que nos obriga a refletir sobre a humanização das marcas. Vamos conhecer mais sobre esse conceito? Siga a leitura!
O que é humanização de marca?
Humanização de marca é uma estratégia de negócio que visa transformar a relação entre empresas e públicos mais empática, consolidada e positiva.
Isso ocorre por meio da adoção de condutas que permitam a marca adaptar-se para relação com as pessoas, de forma que pareça mais gentil, empática e sensível.
A humanização não é apenas um apelo de marketing para chamar atenção da audiência e tornar a apresentação da empresa “fofinha”, mas sim um compromisso global da organização, vivido em cada procedimento e entrega.
Qual a importância de humanizar marcas?
A humanização de marca é um movimento recente, que ainda tem sido pouco aderido pela maioria das companhias. Mas, quem aceita comprova a importância.
Grupos como O Boticário, Cacau Show, NuBank, Johnson&Johnson e Natura conseguiram se aproximar de seus público muito mais emocionalmente do que concorrentes que se importam apenas em vender.
Humanizar é relacionar, influenciar e reconhecer as fragilidades do outro.
Isso tudo é importante para que a sua marca seja eternizada. Cada vez mais os padrões de consumo exigem confiança, interatividade e personalidade de atendimento.
Todo cliente é visto de forma individual, e isso é encantador.
A humanização além de potencializar a conversão de clientes, torna-os também defensores da marca. É como se as pessoas vestissem a camisa do negócio para representá-los.
Mas como fazer isso? Quais passos adotar? Veja no próximo tópico!
Como promover a humanização da minha marca?
Como dito anteriormente, a humanização de marca é bem mais que um elemento de marketing. Na verdade, ela se evidencia muito mais na alma do negócio.
Os valores, a missão, e a visão da empresa precisam estar pautadas na humanização. Seus padrões de consumo e gestão também.
A forma de lidar com colaboradores, clientes, fornecedores, pessoas, mais do que nunca precisa ser humano. Isso significa ir além dos interesses comerciais e de fato impactar a vida de quem se relaciona com a marca.
Com isso esclarecido, vejamos então algumas dicas para humanização do seu negócio:
1. Defina a responsabilidade social do seu negócio
Responsabilidade social é o modo de pensar e agir pautado na ética e nos interesses coletivos da sociedade.
Temas como sustentabilidade ambiental, saúde mental dos colaboradores e defesa de direitos difusos e coletivos são exemplos de responsabilidade social.
2. Humanize o tom da marca
A forma como as marcas humanizadas se comunicam é diferente. O tom de voz é empático, com diálogo marcado pela pessoalidade e intimidade com o público.
3. Defina seu propósito
Propósito é o motivo para existir. Muito além de vender ou lucrar, o que seu negócio deseja fazer pela vida das pessoas? O propósito é a conexão entre o que o mundo precisa e o que você é capaz de contribuir.
4. Engaje os colaboradores nesse modelo de gestão
A humanização da sua marca deve ser um elemento fundamental na cultura organizacional da sua empresa. Engajar os colaboradores em torno desse projeto é ampliar a abrangência de cidadania e impacto social da companhia.
5. Entenda a fundo quem é a sua audiência
Conhecer a audiência é fundamental pois humanizar é basicamente transformar a sua marca em uma pessoa diante das necessidades mais particulares do público.
A partir dessa perspectiva, as ações da sua empresa serão cada vez mais íntimas e significativas para as pessoas que se relacionam com seu negócio.
6. Respeite a diversidade
Independente dos princípios e interesses da sua marca, respeitar a diversidade é requisito básico na humanização de marcas.
O reconhecimento dessa diversidade reforça o caráter humano da sua empresa e evidencia que a causa final do seu negócio é a valorização da vida humana.
São exemplos de compromisso com a diversidade:
- respeito com a comunidade LGBTQI+;
- respeito com a pessoa idosa;
- reconhecimento e valorização da pessoa negra;
7. Promova conscientização
Uma marca humanizada possui voz ativa de influência. Promover conscientização é destacar as bandeiras defendidas pela sua marca e engajar a comunidade em torno desses compromissos.
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