Humanização de marca: o que é, qual a importância e como fazer?

Compartilhe:

Fala meus amigos, tudo certo? Estava refletindo esses dias como a forma de relação com as marcas mudaram de umas décadas pra cá. Hoje as empresas que mais faturam estão investindo pesado em humanização de marca.

Mas afinal, o que é isso, por que estão fazendo e como implementar no seu negócio? Escrevi esse artigo para ajudá-lo a entender mais sobre o assunto.

Boa leitura!

O que você precisa saber antes de avançar?

Antes de avançar na sua leitura, permita-me fazer algumas considerações importantes.

Uma pesquisa realizada pela In Brands WeTrust, que entrevistou milhares de clientes de empresas de oito países, incluindo o Brasil, revelou que apenas 36% dos brasileiros consultados confiam nas intenções das marcas que consomem.

O foco da pesquisa era entender como os consumidores se posicionam diante das promessas de envolvimento social, e o cumprimento de fato dessas iniciativas, por parte das empresas.

Mesmo assim, o número evidencia um problema ainda presente no mercado nacional: os empreendimentos não reconhecem a necessidade de humanização de marcas.

Mas, como eu cheguei a essa conclusão? Simples: pessoas confiam em pessoas. Se 36% dos brasileiros não estão confiando nas marcas, é porque eles ainda não viram nelas a presença humana.

Na época dos meus pais e avós, quando os “amigos” eram pessoas que você verdadeiramente conhecia, as formas de engajamento eram bastante distintas do que vivemos hoje.

Empresas e clientes se encontravam apenas quando era preciso efetivar uma transação comercial. Caso contrário, ambos viviam distanciados e faziam suas próprias escolhas.

O que vemos a partir da evolução acelerada das tecnologias, é que essa forma de relacionamento direto e desconectado ficou lá no passado. Pelo menos para as marcas que desejam alcançar objetivos hoje e ter sucesso no futuro.

Agora os consumidores têm a oportunidade de estar em contato com as empresas 24 horas por dia, durante 365 dias no ano. Basta dar alguns cliques no Instagram para saber o que a sua marca favorita está fazendo ou deixando de fazer.

E é exatamente essa integração disruptiva que nos obriga a refletir sobre a humanização das marcas. Vamos conhecer mais sobre esse conceito? Siga a leitura!

O que é humanização de marca?

Humanização de marca é uma estratégia de negócio que visa transformar a relação entre empresas e públicos mais empática, consolidada e positiva.

Isso ocorre por meio da adoção de condutas que permitam a marca adaptar-se para relação com as pessoas, de forma que pareça mais gentil, empática e sensível.

A humanização não é apenas um apelo de marketing para chamar atenção da audiência e tornar a apresentação da empresa “fofinha”, mas sim um compromisso global da organização, vivido em cada procedimento e entrega.

Qual a importância de humanizar marcas?

A humanização de marca é um movimento recente, que ainda tem sido pouco aderido pela maioria das companhias. Mas, quem aceita comprova a importância.

Grupos como O Boticário, Cacau Show, NuBank, Johnson&Johnson e Natura conseguiram se aproximar de seus público muito mais emocionalmente do que concorrentes que se importam apenas em vender.

Humanizar é relacionar, influenciar e reconhecer as fragilidades do outro.

Isso tudo é importante para que a sua marca seja eternizada. Cada vez mais os padrões de consumo exigem confiança, interatividade e personalidade de atendimento.

Todo cliente é visto de forma individual, e isso é encantador.

A humanização além de potencializar a conversão de clientes, torna-os também defensores da marca. É como se as pessoas vestissem a camisa do negócio para representá-los.

Mas como fazer isso? Quais passos adotar? Veja no próximo tópico!

Como promover a humanização da minha marca?

Como dito anteriormente, a humanização de marca é bem mais que um elemento de marketing. Na verdade, ela se evidencia muito mais na alma do negócio.

Os valores, a missão, e a visão da empresa precisam estar pautadas na humanização. Seus padrões de consumo e gestão também.

A forma de lidar com colaboradores, clientes, fornecedores, pessoas, mais do que nunca precisa ser humano. Isso significa ir além dos interesses comerciais e de fato impactar a vida de quem se relaciona com a marca.

Com isso esclarecido, vejamos então algumas dicas para humanização do seu negócio:

1. Defina a responsabilidade social do seu negócio

Responsabilidade social é o modo de pensar e agir pautado na ética e nos interesses coletivos da sociedade.

Temas como sustentabilidade ambiental, saúde mental dos colaboradores e defesa de direitos difusos e coletivos são exemplos de responsabilidade social.

2. Humanize o tom da marca

A forma como as marcas humanizadas se comunicam é diferente. O tom de voz é empático, com diálogo marcado pela pessoalidade e intimidade com o público.

3. Defina seu propósito

Propósito é o motivo para existir. Muito além de vender ou lucrar, o que seu negócio deseja fazer pela vida das pessoas? O propósito é a conexão entre o que o mundo precisa e o que você é capaz de contribuir.

4. Engaje os colaboradores nesse modelo de gestão

A humanização da sua marca deve ser um elemento fundamental na cultura organizacional da sua empresa. Engajar os colaboradores em torno desse projeto é ampliar a abrangência de cidadania e impacto social da companhia.

5. Entenda a fundo quem é a sua audiência

Conhecer a audiência é fundamental pois humanizar é basicamente transformar a sua marca em uma pessoa diante das necessidades mais particulares do público.

A partir dessa perspectiva, as ações da sua empresa serão cada vez mais íntimas e significativas para as pessoas que se relacionam com seu negócio.

6. Respeite a diversidade

Independente dos princípios e interesses da sua marca, respeitar a diversidade é requisito básico na humanização de marcas.

O reconhecimento dessa diversidade reforça o caráter humano da sua empresa e evidencia que a causa final do seu negócio é a valorização da vida humana.

São exemplos de compromisso com a diversidade:

  • respeito com a comunidade LGBTQI+;
  • respeito com a pessoa idosa;
  • reconhecimento e valorização da pessoa negra;

7. Promova conscientização

Uma marca humanizada possui voz ativa de influência. Promover conscientização é destacar as bandeiras defendidas pela sua marca e engajar a comunidade em torno desses compromissos.

Aproveite também para aprender como o bom conteúdo é capaz de promover vendas na sua empresa. Clicando aqui você conhecerá o papel dessa ferramenta para ampliar e qualificar o faturamento do seu negócio.

Compartilhe:

Fale com nossos especialistas sobre sua marca

Verified by MonsterInsights