Olá, empreendedores. Quero falar com vocês neste artigo sobre a importância do Planejamento de conteúdo.
Provavelmente você já ouviu algo do assunto, mas ainda não tem certeza de como fazer, não é mesmo? Vem comigo que vou te explicar!
O planejamento de conteúdo nada mais é do que uma estratégia do Marketing de conteúdo que visa definir quais serão os seus materiais a serem desenvolvidos e para qual etapa do funil ele terá foco.
Para poder pensar no seu planejamento de conteúdo, em primeiro lugar você tem que entender quem é sua persona, ou seja, para quem você está produzindo conteúdo. Esse é o ponto crucial para qualquer planejamento.
Tudo isso só será possível quando você entender de fato o que é planejamento, qual a importância e como fazer um planejamento. Continue a leitura para descobrir!
O que é planejamento de conteúdo?
Planejamento de conteúdo é um procedimento feito por pessoas que têm um negócio digital e querem aumentar seus resultados.
Para ficar mais claro, com o planejamento você vai definir quais os conteúdos que serão feitos a partir das etapas de funil.
Para poder fazer isso, é preciso que você saiba de alguns pontos importantes:
- Persona
- Formato do seu conteúdo (blog, mídias sociais ou e-mail)
- Assunto
- Frequência
Quando você souber para quem você fala, quem é sua audiência qualificada, você saberá qual o formato para produzir conteúdo se encaixa melhor e consequentemente o assunto e a frequência que você vai fazer os conteúdos.
Agora, vamos saber o tamanho da importância de fazer um planejamento!
Qual a importância do planejamento de conteúdo?
Provavelmente você já ouviu falar em técnicas de SEO para melhorar seu site e o seu lugar no Google, não é mesmo?
É justamente para isso que serve o planejamento de conteúdo, para que uma empresa seja encontrada na internet, tenha visitas no site e cada vez mais atrair clientes para o seu negócio.
Uma dica muito importante, que funciona para todos os negócios, é ter um blog da sua empresa. Neste blog você pode criar conteúdos diversos, claro, que tenham a ver com seu negócio.
Se o seu blog fizer um bom trabalho de pesquisa de palavras-chave e SEO, sua empresa vai ganhar autoridade e visibilidade e será encontrado organicamente no Google.
Além disso, um site com domínio próprio permite que sua empresa faça landing pages para conseguir Leads- potenciais clientes- com facilidade.
Caso você opte pelas mídias sociais, o planejamento de conteúdo será diferente, com foco na produção de posts e hashtags para ter mais visibilidade.
Como planejar meus conteúdos?
Agora que você entendeu o que é e qual a importância, vamos te falar como fazer um planejamento de conteúdo:
- Defina seu público-alvo/persona
- Crie metas e objetivos
- Estabeleça um cronograma com prazos
- Estude as jornadas do cliente
- Invista em canais de comunicação
- Faça conteúdos em diferentes formatos
- Pesquise o mercado
Tenha sempre em mente que você precisa pesquisar e estudar os concorrentes para fazer um bom planejamento. Para melhorar seu site, não deixe de investir em técnicas de SEO para otimizar e ter textos de qualidade.
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