Planejamento de conteúdo: o que é, qual a importância e como fazer?

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Olá, empreendedores. Quero falar com vocês neste artigo sobre a importância do Planejamento de conteúdo.

Provavelmente você já ouviu algo do assunto, mas ainda não tem certeza de como fazer, não é mesmo? Vem comigo que vou te explicar!

O planejamento de conteúdo nada mais é do que uma estratégia do Marketing de conteúdo que visa definir quais serão os seus materiais a serem desenvolvidos e para qual etapa do funil ele terá foco.

Para poder pensar no seu planejamento de conteúdo, em primeiro lugar você tem que entender quem é sua persona, ou seja, para quem você está produzindo conteúdo. Esse é o ponto crucial para qualquer planejamento.

Tudo isso só será possível quando você entender de fato o que é planejamento, qual a importância e como fazer um planejamento. Continue a leitura para descobrir!

O que é planejamento de conteúdo?

Planejamento de conteúdo é um procedimento feito por pessoas que têm um negócio digital e querem aumentar seus resultados.

Para ficar mais claro, com o planejamento você vai definir quais os conteúdos que serão feitos a partir das etapas de funil.

Para poder fazer isso, é preciso que você saiba de alguns pontos importantes:

  • Persona
  • Formato do seu conteúdo (blog, mídias sociais ou e-mail)
  • Assunto
  • Frequência

Quando você souber para quem você fala, quem é sua audiência qualificada, você saberá qual o formato para produzir conteúdo se encaixa melhor e consequentemente o assunto e a frequência que você vai fazer os conteúdos.

Agora, vamos saber o tamanho da importância de fazer um planejamento!

Qual a importância do planejamento de conteúdo?

Provavelmente você já ouviu falar em técnicas de SEO para melhorar seu site e o seu lugar no Google, não é mesmo?

É justamente para isso que serve o planejamento de conteúdo, para que uma empresa seja encontrada na internet, tenha visitas no site e cada vez mais atrair clientes para o seu negócio.

Uma dica muito importante, que funciona para todos os negócios, é ter um blog da sua empresa. Neste blog você pode criar conteúdos diversos, claro, que tenham a ver com seu negócio.

Se o seu blog fizer um bom trabalho de pesquisa de palavras-chave e SEO, sua empresa vai ganhar autoridade e visibilidade e será encontrado organicamente no Google.

Além disso, um site com domínio próprio permite que sua empresa faça landing pages para conseguir Leads- potenciais clientes- com facilidade.

Caso você opte pelas mídias sociais, o planejamento de conteúdo será diferente, com foco na produção de posts e hashtags para ter mais visibilidade.

Como planejar meus conteúdos?

Agora que você entendeu o que é e qual a importância, vamos te falar como fazer um planejamento de conteúdo:

  1. Defina seu público-alvo/persona
  2. Crie metas e objetivos
  3. Estabeleça um cronograma com prazos
  4. Estude as jornadas do cliente
  5. Invista em canais de comunicação
  6. Faça conteúdos em diferentes formatos
  7. Pesquise o mercado

Tenha sempre em mente que você precisa pesquisar e estudar os concorrentes para fazer um bom planejamento. Para melhorar seu site, não deixe de investir em técnicas de SEO para otimizar e ter textos de qualidade.

Buscando ideias para posts mais relevantes na rede social? Leia o artigo ‘Sem ideias de conteúdo para Instagram? Destrave agora!’.

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