Sem ideias de conteúdo para Instagram? Destrave agora!

Compartilhe:

Olá, empreendedores. Hoje, vamos conversar sobre ideias de conteúdo para Instagram.

Com o avanço expressivo da tecnologia no mundo todo, visando gerar conexão entre usuários e marcas, a presença no digital tornou-se imprescindível.

Para comprovação, 81% de uma análise realizada pelo Facebook, indicou que o Instagram ajuda na busca por produtos e serviços.

Entretanto, para ganhar destaque em meio a concorrência é preciso utilizar estratégias de conteúdo que atraiam o público alvo da sua empresa.

Ou seja, você precisa de ideias de conteúdo para Instagram que tornem seu perfil relevante e atrativo aos olhos dos consumidores.

Confira neste artigo a importância do conteúdo para o Instagram, seu passo a passo e dicas do que você pode publicar.

Acompanhe!

Qual a importância do conteúdo para Instagram?

Mas afinal, qual é a importância das ideias de conteúdo para Instagram?

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos em 2020, o levantamento de dados com base no alcance de posts informou que o Facebook e o Instagram são as plataformas mais concorridas para descobrir novas marcas.

Além disso, segundo dados do Statista de 2021, o Brasil conta com 99 milhões de usuários ativos na rede social do Instagram.

Agora, traduzindo para o contexto empresarial, os seus potenciais consumidores acessam todos os dias a conta no Instagram.

Assim, através da plataforma podem encontrar o seu negócio.

No entanto, para tornar as visualizações e visitas em clientes, precisará produzir conteúdos relevantes.

Conteúdo com relevância significa alinhar a solução que a sua empresa oferece com as dores e os desejos da sua persona.

Ademais, com qualidade, criatividade e personalização.

Desse modo, você tem a oportunidade de criar conexões profundas com a audiência e encantá-la, ampliando sua rede de forma contínua.

Pois, por meio da estratégia de conteúdo, é possível gerar o engajamento necessário para obter maior alcance, atrair novos consumidores e fidelizar clientes, aumentando a credibilidade e autoridade no mercado.

Como ser mais criativo na produção de conteúdo?

Diversificando os formatos e usando os recursos disponíveis

Trabalhar os conteúdos em formatos diferentes é importante para diversificar e conhecer as preferências da sua persona, conseguindo testar o que traz resultados mais significativos.

Fazendo uso de todos os recursos da plataforma, como o reels, feed e stories, promovendo publicações com vídeos, imagens, animações e interações.

Podendo mesclar um vídeo explicativo sobre o produto com um filtro, contextualizando o cenário.

Como também uma imagem com uma animação, fazendo referência a alguma tendência do seu nicho.

Sempre buscando aproveitar o contexto e estilo de vida dos seus usuários.

Consumindo conteúdo de outros produtores

Ter referências ajuda você a ter novas ideias, aproveitando o que está em alta nas plataformas e assim inserindo no seu planejamento assuntos de interesse da audiência.

Lendo, assistindo e ouvindo cultura

Consumir livros, filmes, músicas, podcasts ajuda você a ampliar sua bagagem cultural, elevando a qualidade do seu conteúdo e da sua forma de expressão.

Esses produtos culturais tornam sua capacidade criativa mais afinada e permite que seu conteúdo seja mais envolvente.

Tendo clareza da estratégia de marca do seu negócio

Este é o ponto mais importante para que você tenha mais criatividade na hora de produzir seu conteúdo.

É muito importante considerar a estratégia de marca do seu negócio, avaliando as características da sua persona e o objetivo que o seu conteúdo espera atingir.

Ter uma identidade de marca, que une aspectos visuais e verbal, é essencial para que a comunicação seja alinhada aos valores que você se propõe a reforçar.

Passo a passo na construção de um conteúdo

Antes de explorarmos as ideias de conteúdo para Instagram, veja abaixo o passo a passo que vai ajudar você na criação das suas publicações.

  • Conheça o seu público alvo;
  • Analise o mercado e a concorrência;
  • Defina o objetivo do conteúdo de acordo com o funil de vendas, para manter conexão com os usuários em todas as etapas do marketing;
  • Determine a quantidade de posts por dia e horários de publicação para que tenha melhor audiência;
  • Use até hashtags com potencial de alcance para o seu nicho, a fim de que o seu negócio seja encontrado;
  • Faça a CTA (call to action), estimulando a ação do usuário;
  • Analise as métricas para entender o que está dando certo e o que não funciona.

5 ideias de conteúdo para Instagram

Confira as 5 ideias de conteúdo para Instagram que separamos para você.

  • imagens reais do produto ou processos do serviço;
  • bastidores;
  • enquetes contextualizadas;
  • resenhas;
  • infográficos.

As pessoas desejam visualizar a transformação acontecendo através do que a sua empresa tem a oferecer.

Logo, propiciar situações reais em que o público pode se identificar é importante.

Como por exemplo, fotografar imagens reais do item, o que acontece nos bastidores e interagir por meio das enquetes.

Também procure produzir resenhas do seu produto ou serviço, mostrando os benefícios e resultados.

Crie infográficos sobre o produto ou até mesmo os processos envolvidos até que chegue ao cliente.

Dessa forma, as estratégias de conteúdo servem para engajar o seu público.

Por sua vez, engajamento envolve estabelecer conexões que geram relacionamentos sólidos e duradouros.

Comece aplicando as ideias e alcance os resultados que deseja para a sua empresa.

Aproveite também para ler o artigo humanização de marca.

Compartilhe:

Fale com nossos especialistas sobre sua marca

Verified by MonsterInsights